Esclarecimento à População sobre as questões da Saúde Municipal 15/03/2018

A Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer sobre as mudanças realizadas, informando que ocorreram essencialmente por questões financeiras.  Entre muitos problemas, o maior é a judicialização da saúde, ou seja, há um número muito grande de ações judiciais para diversos insumos, onde o sistema judiciário aciona somente o município para arcar com essas despesas, sendo que os Governos Federal e Estadual também são responsáveis por manter a saúde. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2017 foram gastos por volta de R$ 800 mil para atender essas ações judiciais, que incluem medicamentos, internações compulsórias, tubos de oxigênio, entre outros. Para 2018 a previsão é que esse valor seja maior, já que em apenas duas ações, o município foi obrigado a arcar com R$ 110 mil.


 Diante de todos os problemas, afirmamos que em nenhum momento a administração pensou em deixar a população desassistida, muito pelo contrário, sempre pensou em  organizar o serviço e atender a todos da melhor forma possível, com respeito e qualidade, mas para isso algumas alterações foram necessárias:


ESF Zona Rural - Com relação ao fechamento da ESF Rural estamos descredenciando uma equipe, porém serão mantidas as outras 7 existentes,  que são suficientes para atender bem toda a população de Cajuru, dentro das normas do Governo Federal. Para isso, a divisão dos pacientes que eram atendidos pela ESF Rural ficou definida da seguinte forma:


População residente no Bairro Boca da Mata será atendida do bairro Bom Bosco;


População residente no Bairro Jardim Nova Cajuru será atendida na ESF Cohab;


População residente no Big Vale será atendida  no Posto do Cruzeiro;


E todo o restante da zona rural continuará sendo atendida pela unidade do centro, instalada no posto próximo à antiga Colaba.



CEMEC – Centro de Especialidades Médicas de Cajuru


Será feita uma mudança de local, pois o prédio onde hoje está instalado o CEMEC é alugado e encontra-se em péssimas condições para uso. Importante ressaltar que, antes de discutir qualquer mudança, a Secretaria Municipal de Saúde procurou a Regional de Saúde para ter certeza e receber sinal positivo sobre a colocação das especialidades no mesmo prédio onde hoje funciona a ESF do Centro (que, como todos sabemos, foi construído com recursos federais). A administração procura fazer toda e qualquer alteração dentro das formas legais e com a maior lisura. Todos os especialistas que hoje atuam no CEMEC irão para essa unidade básica de saúde, que já foi analisada e tem plenas condições de atender a demanda com qualidade e profissionalismo. Portanto, o CEMEC deixará de existir, mas todas as especialidades continuarão em outro prédio: UBS Centro – Av. João Gregório da Silva no 10 (final da Rua José Bonifácio).


A mudança das Especialidades está programada para ocorrer em abril, mas a população será comunicada através de nota no jornal e carro de som sobre a data correta.


Médicos das Unidades – Para encerrar deixamos bem claro que não houve retaliação aos médicos, pois acreditamos na competência de todos eles, assim como acreditamos na igualdade e merecimento ao bom atendimento dos pacientes de todos os bairros.


Completando, informamos abaixo os médicos de Estratégia Saúde da Família que atendem nas unidades:


ESF Centro – Dra. Nicole


ESF Jardim Maria Tereza “Piscina” – Dra Daniele


ESF Dom Bosco – Dra Jaqueline


ESF Cruzeiro – Dra Marina


ESF Cohab – Dra Caroline


ESF Cruz Alta – Dra Patrícia


ESF CDHU – Dr. Rui