Hospital de Cajuru se prepara para implantar o atendimento em “Cuidados Paliativos” 16/02/2017

Em 2010, no Centro de Estudos da Casa de Caridade São Vicente de Paulo, Dr. Pessanha Júnior falava dos primeiros passos para a implantação dos Cuidados Paliativos em nosso município.


Os anos se passaram e nesse tempo a ideia ganhou força e espaço. Chegou às escolas, aos jovens, à Secretaria Municipal de Saúde, e agora volta como um grande programa que será implantado na Santa Casa, com ramificações nas unidades básicas de saúde.


Na quinta-feira (16), profissionais de saúde participaram da reunião que foi o primeiro passo para a implantação do programa. Dr. Pessanha Júnior falou das propostas, do conceito, das ações multiprofissionais que buscam oferecer bem-estar e conforto aos pacientes portadores de doenças crônicas e evolutivas.


Mas enfim, o que são cuidados paliativos? A Organização Mundial de Saúde definiu como sendo “a abordagem que promove qualidade de vida aos pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento físico, psicossocial e espiritual”. Então podemos dizer que cuidado paliativo é a essência do cuidar (mesmo não oferecendo a cura), do “morrer bem”.


O hospital de Cajuru sempre esteve preparado para cuidar do “nascer e viver bem”, agora implanta o programa que busca finalizar a história de cada paciente com respeito e serenidade, aliviando os sintomas e cuidando para manter a vontade e a dignidade de cada um.